quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Do que depende a compreensão de um texto?

A compreensão de um texto segundo Kleiman e Moraes depende da relação que fazemos entre o significado de um texto com o de outro. Esta relação é chamada de intertextualidade.
Para o leitor compreender a intertextualidade presente em um texto é necessário que ele tenha um certo repertório ou vivência do tema tratado. Por exemplo, para compreender o significado da imagem (em anexo) utilizada na publicidade da Bombril, o leitor precisa conhecer a Mona Lisa, obra de Leonardo Da Vinci.




Veja o vídeo abaixo:


O sociólogo francês, Bourdieu (1964), explica a falta deste conhecimento como a ausência de capital cultural  dos alunos das classes sociais menos favorecidas.



Para auxiliar os alunos na compreensão de um texto os professores podem lançar mão da estratégias de leitura.

Veja o texto abaixo:

Domínios de leitura ou estratégias de leitura
I) ANTES DA LEITURA
a) Objetivos: ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto e gênero textual; levantar hipóteses sobre o título e o tema a serem tratados no livro; antecipar informações sobre o assunto e o gênero  em questão.
b) Capacidades de leitura a serem desenvolvidas:
- Ativação dos conhecimentos prévios
- Levantamento de hipóteses (aluno)
- Antecipação de informações (professor)
II) DURANTE A LEITURA
a) Leitura integral do texto, pelo professor ou compartilhada.
b) Pausas para destacar recursos expressivos da linguagem (vocabulário, figuras de linguagem, recursos sonoros, expressões, descrições) utilizados pelo autor.
c) Pausas para resumos coletivos.
d) Capacidades de leitura a serem desenvolvidas:
 - Inferências locais e globais
- Ativação de conhecimento prévio
- Checagem das hipóteses
III) DEPOIS DA LEITURA
Capacidades de leitura a serem desenvolvidas:
a) Checagem das hipóteses (se as hipóteses iniciais são válidas).
b) Apreciação estética do texto (de qual versão mais gostaram, por quê?)
c) Apreciação valorativa do texto (valores sociais e morais).
d) Comparação de informações (semelhanças e diferenças).
e) Intertextualidade (textos e imagens que remetem ao estudado).

Texto elaborado pela profª Tamar Naline Shumiski, com base no livro Estratégias de leitura, da profª Isabel Solé, Editora Artmed, e no texto Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, da profª Roxane Rojo. 15/11/2012.

Nenhum comentário: