sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Relato Reflexivo - Andrea

Apesar de na época de escola não ser muito amiga da disciplina de Língua Portuguesa, depois enquanto professora de Ciências senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos a respeito do assunto leitura e escrita, pois como discutimos no início do curso este tema diz respeito a todas as disciplinas.
O curso em questão veio ao encontro dos meus anseios.
O módulo 1 possibilitou o contato com práticas de leitura comuns na internet, tais como o preenchimento do perfil, da apresentação, de cadastro e formulários. Não tive dificuldade no desenvolvimento dessas atividades por conta das minhas vivências nesse meio.
No módulo 2 pude refletir sobre as minhas experiências vividas em relação a leitura e a escrita, bem como, conhecer a dos colegas e de algumas personalidades da nossa cultura. Essa reflexão fez com que eu percebesse o quanto é importante o contato com portadores de texto desde a infância. O contato com Blogs e sua construção não foi uma novidade. O que foi desafiante foi coordenar virtualmente um grupo de professores, onde as disponibilidades para a leitura das orientações e/ou as colaborações foram inconstantes. Ainda neste módulo foi possível tomar consciência das exigências que a Web 2.0 acarreta para a atuação do professor e para o desempenho dos alunos.
O módulo seguinte, o módulo 3, foi bem interessante. Eu acredito que só podemos ensinar alguma coisa a alguém se soubermos fazer. Nesse momento tive a oportunidade de produzir um texto de um gênero, notícia, que eu nunca tinha escrito antes e ainda comentar as produções dos colegas. Para realizar os comentários precisei estudar cada gênero proposto. Não foi fácil!!!
O curso chegou a fim e iniciei o módulo 4. O tema tratado, capacidades de leitura é de extrema importância para o meu trabalho com os alunos e como formadora de professores na área da tecnologia educacional.
Quero deixar aqui registrado que o não fornecimento das respostas corretas da última questão objetiva (3 questões), não permitiu que eu concluísse minhas reflexões e tivesse um pleno entendimento do assunto.
Os textos e vídeos destinados aos meus estudos e consequentemente a ampliação do meu repertório foram ótimos. Os comentários da tutora e dos colegas a respeito das minhas contribuições e produções garantiram que eu fizesse sempre uma auto-avaliação da minha prática e procurasse melhorar e/ou buscar mais informações para aprofundar meus conhecimentos.

Nenhum comentário: