terça-feira, 20 de novembro de 2012

Texto Colaborativo





O texto abaixo mostra o caminho percorrido por nós cursistas, bem como nossas reflexões.

Conforme o título, ele foi escrito de maneira colaborativa a várias mãos. 





O curso leitura e escrita digital foi muito gratificante, pois foi possível ampliar os nossos conhecimentos em relação a era digital, visto que a cada dia nos deparamos com muitas novidades e percebemos a necessidade de estar sempre nos atualizando para aprimorar a nossa prática docente, para que seja possível atingir os nossos objetivos em sala de aula.
Aprender nunca é demais principalmente em se tratando de leitura, pois como discutimos no início do curso este tema diz respeito a todas as disciplinas.

O grupo já  realizou vários cursos e sempre aprendeu coisas novas que enriqueceram e melhoraram a prática docente de cada um. E com este não foi ser diferente. Ele veio ao encontro dos nossos anseios.

Percebemos que por mais que estudamos parece que o caminho ainda é longo, ou seja, cada vez mais queremos realizar os cursos que vão surgindo.

Contudo sempre procuramos aplicar em sala de aula o que aprendemos nos cursos, pois essas dicas favorecem as nossas aulas, ou seja, em uma simples mudança de hábito de organizar a sala, uma leitura compartilhada com gêneros diversos já faz muita diferença. Imagine então em se tratando de texto voltado para o contexto digital, que faz parte da realidade dos nossos educandos atualmente.

O módulo 1 possibilitou o contato com práticas de leitura comuns na internet, tais como o preenchimento do perfil, da apresentação, de cadastro e formulários. O que me chamou a atenção foi a dinâmica que possui um hipertexto no qual possibilita ao leitor diferentes significativas mudanças nas formas de interação entre o escritor e o leitor, entre escritor e texto, entre leitor e texto, até mesmo entre o ser humano e o conhecimento.

No módulo 2 podemos refletir sobre as nossas experiências vividas em relação a leitura e a escrita, bem como, conhecer a dos colegas e de algumas personalidades da nossa cultura. Essa reflexão fez com que nós percebêssemos o quanto é importante o contato com portadores de texto desde a infância. O contato com Blogs e sua construção para alguns do grupo não foi uma novidade. Por outro lado, a construção colaborativa sim, foi diferente. Achamos muito importante e interessante, pois pudemos compartilhar várias experiências e aprender um pouco mais sobre essa construção que aparentemente é fácil, mas não é bem assim. Com isso, percebemos também o quão importante é utilizar o contexto digital em nossa vida profissional. O trabalho colaborativo é enriquecedor.

Desafiante foi coordenar virtualmente um grupo de professores, onde as disponibilidades para a leitura das orientações e/ou as colaborações foram inconstantes. Ainda neste módulo foi possível tomar consciência das exigências que a Web 2.0 acarreta para a atuação do professor e para o desempenho dos alunos por meio da entrevista com o Professor Simão Pedro e conhecer um pouco da história do jornalista Carlos Nepomuceno assistindo seu vídeo.

O módulo seguinte, o módulo 3, foi bem interessante. Acreditamos que só podemos ensinar alguma coisa a alguém se soubermos fazer. Nesse momento tivemos a oportunidade de produzir um texto do gênero notícia, que nós nunca tínhamos escrito antes e ainda comentar as produções dos colegas. Para realizar os comentários precisamos estudar cada gênero proposto. Não foi fácil!!!

Enfim, por meio deste módulo foi possível reconhecer as características de textos, relacionando-as ao gênero e os demais elementos do contexto de produção.

O curso chegou a fim e iniciamos o módulo 4. O tema tratado, capacidades de leitura é de extrema importância para o nosso trabalho com os alunos e na formação de professores na área da tecnologia educacional.
Os textos e vídeos destinados aos nossos estudos e consequentemente a ampliação do nosso repertório foram ótimos. Os comentários da tutora e dos colegas a respeito das nossas contribuições e produções garantiram que nós fizéssemos sempre uma auto-avaliação da nossa prática e procurássemos melhorar e/ou buscar mais informações para aprofundar nossos conhecimentos.

É que sempre é bom ler sobre leitura, pois os estudos continuam e nos fazem refletir sobre o aperfeiçoamento do nosso dia-a-dia em sala de aula. Enfim as experiências adquiridas neste curso contribuíram muito para expandir a nossa prática docente.

A colaboração foi fundamental para o sucesso do curso!

Daremos continuidade a este blog mesmo após o término do curso postando opiniões de outros autores e projetos a respeito do tema Leitura e Escrita.

Abraços a você, nosso fiel leitor!





Alcinei
Andrea
Angela
Carla

Um comentário:

Tamar Shumiski disse...

Parabéns, queridos cursistas, pela construção do texto colaborativo, a várias mãos e diferentes cores. Vou me inscrever como seguidora do blog. Se quiserem seguir meu blog, ficarei muito feliz. http://tamara-adocaotardia.blogspot.com.br/
Bjs, sucesso, tutora Tamar.